Outono tem previsão de clima ameno na região

19 Março 2017 12:13:00

Rubiane Lima
Foto: Daniela Kuodrek
OUTONO. Temperatura deve seguir de forma mais amena durante a estação

Segundo o calendário anual de troca de estações, nos despedimos do Verão nesta segunda-feira (20), abrindo a temporada de Outono, que tem previsão de temperaturas mais amenas e menor incidência de chuva na região. 

O engenheiro agrônomo do Portal Climaterra Ronaldo Coutinho, ressalta que este calendário não coincide com a real troca das estações, informando que o clima já está com características de Outono desde o início do mês. Coutinho explica que esta é uma estação de transição mais rápida, com fim previsto para as primeiras semanas de maio.

Segundo o agrônomo, este ano, o Verão teve um mês a menos de incidência no em Santa Catarina, e que a partir de agora, as costumeiras chuvas de fim de tarde devem ficar mais escassas e irregulares. Da mesma forma que no ano passado, neste Outono é possível que ocorram dias de temperaturas extremas, tanto máxima quanto mínima. "Em São Joaquim já tivemos geada, e para a região de Curitibanos, ela deve acontecer em abril", adianta.

Conforme Coutinho, representando o Outono, abril é o mês de clima mais característico com chuva irregular e extremos entre frio e calor, podendo ficar entre 4ºC a 7º de mínima, até 34ºC de máxima na maioria das cidades, além de madrugadas mais frias que o normal.

Mesmo com previsão da chegada do frio, o agrônomo esclarece que é comum durante o Outono, maior quantidade de dias com tempo bom, Sol e sem a presença de chuva. "Estamos vindo de um período de La Niña, com dias de frio e calor alternados e seguindo para uma época de clima neutro, se preparando para a chegada do El Niño em meados de agosto com mudança drástica de clima", observa.

Para Coutinho, o Outono está sendo, até o momento, um ano bom para agricultura e fruticultura, com previsão de alguns períodos de dez a 15 dias de pouca a nenhuma chuva. Mesmo assim, há a indicação de maior risco de temporais mais fortes e isolados. "As pessoas devem ficar atentas a previsão do tempo, pois não há como prever uma tempestade com muitos dias de antecedência", informa.

Ele revela que este ano, a previsão é de que o Inverno não seja de temperaturas tão baixas em dias seguidos como no ano passado, sendo considerado de normal a bom para este ano. A chuva deve permanecer irregular e com clima mais úmido na fase final da estação. Para mais informações, o Portal Climaterra é atualizado todos os dias com a previsão do tempo para todas as regiões do Estado.



ConexaoMaster.gif


Enquete

Você costuma preocupar-se com a economia doméstica?


 

INFORMAÇÕES E CONTATO

AV. Salomão Carneiro de Almeida, 338 - Sala 26 - Ed. Gaboardi Master Center - 89520-000 - Curitibanos/SC (49) 3245.1711

Copyright © 2015 A SEMANA EDITORA LTDA. Todos os direitos reservados.