Monitoramento para Febre Amarela

18 Março 2017 08:42:00

Franciele Gasparini
Foto: Arquivo/ASemana
FEBRE AMARELA. Governo quer avaliar cobertura das vacinas contra a doença no Estado

Curitibanos fará parte do Monitoramento Rápido de Cobertura (MRC) da vacina contra a Febre Amarela nos 162 municípios catarinenses que integram a Área com Recomendação para Vacinação (ACRV). 

O objetivo é verificar a situação vacinal contra a doença dos habitantes acima dos nove meses e abaixo de 60 anos. Durante esta ação, quem não estiver imunizado será vacinado.

Até a próxima sexta-feira (24), residências serão visitadas por agentes comunitários de saúde a fim de resgatar quem ainda não foi vacinado, garantindo a prevenção e o controle da doença.

De acordo com a enfermeira Luely Katto, responsável pela Vigilância Epidemiológica do munícipio, o monitoramente para Febre Amarela, está previsto para iniciar na próxima semana. "Faremos 120 entrevistas, 50% zona rural e 50% zona urbana, baseadas na população alvo. Esta semana sortearemos o bairro e a localidade do interior para o monitoramento", informou.

Vigilância

Os primatas não-humanos (PNH-macacos) são como sentinelas da Febre Amarela. Por viverem no mesmo ambiente que os mosquitos transmissores, em área silvestre, os macacos são os primeiros a adoecer alertando para uma possível circulação do vírus da doença.

Daí a importância em comunicar às autoridades municipais de saúde, pois na ocorrência da morte ou adoecimento destes animais, amostras devem ser coletadas em até 24 horas para análise. Alterações no comportamento ou queda repentina no número de macacos em determinada área também devem ser informados. A população também pode colaborar para essa vigilância, especialmente quem mora em área rural ou próximo a áreas de mata.



ConexaoMaster.gif


Enquete

Você costuma preocupar-se com a economia doméstica?


 

INFORMAÇÕES E CONTATO

AV. Salomão Carneiro de Almeida, 338 - Sala 26 - Ed. Gaboardi Master Center - 89520-000 - Curitibanos/SC (49) 3245.1711

Copyright © 2015 A SEMANA EDITORA LTDA. Todos os direitos reservados.