Das cinzas ao cinza

01 Março 2017 11:51:34

Katia Zilio

Certo, leitor, concordo que o título deste texto é um pouco esquisito, mas a explicação que virá talvez nos convença de que ele não o é, tanto assim. 

Em tempos de estreia do filme "Cinquenta tons mais escuros", aquele que veio depois de "Cinquenta tons de cinza"... Em tempos de Quaresma, com início na quarta-feira de cinzas... Acredito que vale a pena pensar sobre cinza(s).

Vamos lá...

O que são cinzas?

São os restos daquilo que sofre a queima. Por exemplo, quando queimamos madeira, papel, ficam as cinzas...

Na Quaresma, o uso das cinzas relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus.

A quarta-feira de cinzas, para a Igreja católica, é o primeiro dia da Quaresma e é um dia de jejum e abstinência.

A palavra "cinzas" com esse sentido é utilizada somente no plural...

Mas e Cinza, existe?

Sim, a palavra cinza significa a cor cinza e se origina de substantivo, por isso, permanece invariável. Por isso, sempre que utilizamos uma cor que na verdade é um substantivo, não flexionamos o plural.

 Assim: camisetas (cor de) laranja, gravatas (cor de) limão, vestidos (cor de) vinho, blusas violeta, camisas rosa, ternos cinza, cortinas gelo, etc.

Não é possível, no entanto confundir "cinza" com "cinzento". Embora a cor seja a mesma, "cinza" é palavra invariável e "cinzento" é palavra que varia de acordo com o substantivo a que se refere. Assim: "olhos cinza" ou "olhos cinzentos".

A Armadilha quer muito colorido nas semanas cinza que, às vezes, aparecem em nossas vidas. E que o medo e a dor sejam convertidos em cinzas...



ConexaoMaster.gif


Enquete

Você costuma preocupar-se com a economia doméstica?


 

INFORMAÇÕES E CONTATO

AV. Salomão Carneiro de Almeida, 338 - Sala 26 - Ed. Gaboardi Master Center - 89520-000 - Curitibanos/SC (49) 3245.1711

Copyright © 2015 A SEMANA EDITORA LTDA. Todos os direitos reservados.